O uso pedagógico do Blog pelo
tutor nos Ambientes de Aprendizagem online
O
uso pedagógico dos Blogs na perspectiva de promover a interatividade e
interação é interessante, pois faz com que as atividades, conteúdos sejam mais
dinamizadas, motivadas... Os blogs podem ser utilizados como educativos,
informativos, murais virtuais ou como espaço para postar comentários e
reflexões.
A
partir de Primo (2006) pode-se afirmar que os blogs são hipertextos interativos,
colaborativos, cooperativo e compartilhados.
Conforme
Lévy (1996) o hipertexto adéqua-se aos usos educativos, pois tem o propósito interativo
pelo envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Os
blogs são importantes porque ainda fomentam a dinamicidade dos posts, que são
espaços que demonstram para o blogueiro se os textos que estão sendo postados
estão sendo de interesses, atrativos, discutidos ou não.
Desta
forma, esta ferramenta possibilita que haja interação e aproximação entre o
professor e o aluno, pois estabelece diálogo, discussões de várias temáticas, mesmo
que seja assíncrona, favorecendo a construção do conhecimento coletivamente.
Assim, as vantagens são inúmeras para o uso pedagógico pelo tutor, porque suscita
a comunicação dialógica, emancipadora, crítica favorecendo a exploração da
escrita e ajudando na construção do letramento.
Contudo,
possuem também as limitações, como o desinteresse do aluno por Blogs
educativos, dificuldades no acesso a internet, ao domínio das tecnologias e
consequentemente ao computador. Outro problema é a manutenção dos Blogs pelo
professor que precisa estar constantemente informando-se, lendo, pesquisando,
inovando para que a partir das postagens atraia o aluno e muitas vezes o
entrave maior é o despreparo do professor.
Vejo
positivamente o uso dos blogs na educação a distância e como apoio ao trabalho
do professor e tutor, porém é necessário ressaltar que a realidade a qual presenciamos
nos polos da Uab, necessitará sem dúvida de um curso de capacitação para os
alunos que mal conseguem muitas vezes postar, anexar ou acessar a plataforma.
É preciso tomar cuidado para não ficarmos alienados
com a forma, técnica e esqueçamos da educação como prática social.
Bibliografia:
LÉVY,
Pierre. Cibercutura. São Paulo: Editora 34, 1999.
______
O que é o virtual? São Paulo: Editora
34, 1996.
PRIMO, A. Os blogs não são diários pessoais online: matriz para a
tipificação da blogosfera. IN: REVISTA DA FAMECOS, n. 36, ago. 2008, Porto
Alegre. p 122-128.
______ Quão interativo é o
hipertexto? : Da interface potencial à escrita coletiva.
Fronteiras:
Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003.

Gostei do seu blog, Magalis. Quero que o meu fique assim como o seu: organizado e bonito.
ResponderExcluirBjos,
Sônia