sábado, 9 de fevereiro de 2013

Blog nos Ambientes de Aprendizagem online






O uso pedagógico do Blog pelo tutor nos Ambientes de Aprendizagem online

            O uso pedagógico dos Blogs na perspectiva de promover a interatividade e interação é interessante, pois faz com que as atividades, conteúdos sejam mais dinamizadas, motivadas... Os blogs podem ser utilizados como educativos, informativos, murais virtuais ou como espaço para postar comentários e reflexões.
            A partir de Primo (2006) pode-se afirmar que os blogs são hipertextos interativos, colaborativos, cooperativo e compartilhados.
            Conforme Lévy (1996) o hipertexto adéqua-se aos usos educativos, pois tem o propósito interativo pelo envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
            Os blogs são importantes porque ainda fomentam a dinamicidade dos posts, que são espaços que demonstram para o blogueiro se os textos que estão sendo postados estão sendo de interesses, atrativos, discutidos ou não.
            Desta forma, esta ferramenta possibilita que haja interação e aproximação entre o professor e o aluno, pois estabelece diálogo, discussões de várias temáticas, mesmo que seja assíncrona, favorecendo a construção do conhecimento coletivamente. Assim, as vantagens são inúmeras para o uso pedagógico pelo tutor, porque suscita a comunicação dialógica, emancipadora, crítica favorecendo a exploração da escrita e ajudando na construção do letramento.
            Contudo, possuem também as limitações, como o desinteresse do aluno por Blogs educativos, dificuldades no acesso a internet, ao domínio das tecnologias e consequentemente ao computador. Outro problema é a manutenção dos Blogs pelo professor que precisa estar constantemente informando-se, lendo, pesquisando, inovando para que a partir das postagens atraia o aluno e muitas vezes o entrave maior é o despreparo do professor.
            Vejo positivamente o uso dos blogs na educação a distância e como apoio ao trabalho do professor e tutor, porém é necessário ressaltar que a realidade a qual presenciamos nos polos da Uab, necessitará sem dúvida de um curso de capacitação para os alunos que mal conseguem muitas vezes postar, anexar ou acessar a plataforma.
É preciso tomar cuidado para não ficarmos alienados com a forma, técnica e esqueçamos da educação como prática social.

Bibliografia:
LÉVY, Pierre. Cibercutura. São Paulo: Editora 34, 1999.
______ O que é o virtual?  São Paulo: Editora 34, 1996.

PRIMO, A. Os blogs não são diários pessoais online: matriz para a tipificação da blogosfera. IN: REVISTA DA FAMECOS, n. 36, ago. 2008, Porto Alegre. p 122-128.
______  Quão interativo é o hipertexto? : Da interface potencial à escrita coletiva.
Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003.

Um comentário:

  1. Gostei do seu blog, Magalis. Quero que o meu fique assim como o seu: organizado e bonito.
    Bjos,
    Sônia

    ResponderExcluir