quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013









              O papel da comunicação e feedback na EaD

Magalis Bésser Dorneles Schneider

            De acordo com que Venício Lima (2004), o conceito de comunicação para Paulo Freire é o da co-participação dos sujeitos no ato de pensar, aprender numa reciprocidade que não pode ser rompida. A comunicação é comunicar-se, é diálogo.  Freire (1979), a educação é comunicação, diálogo e jamais será transferência de saber, mas o encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação de significados.
            Isso reforça que o aluno não aprende sozinho, mas com a co-participação do professor e tutor. Todos devem estar juntos, aprendendo, revendo, problematizando e construindo o conhecimento como prática social.
           O feedback recíproco confirma que todos são aprendizes compartilhando experiências, conhecimentos num ambiente virtual. A reciprocidade nessa comunicação proporciona a contextualização das realidades vivenciadas, práticas, possibilidades que auxiliam numa aprendizagem com significados.
            De acordo com Freire (1979, 29) “O saber se faz através de uma superação constante. O saber superado já é uma ignorância. [...] Todo saber traz consigo sua própria superação.[...] não há saber nem ignorância absoluta...” Dessa maneira, o educador não pode se colocar na posição de que sabe tudo, de um ser superior que ensina um grupo de ignorantes, mas sim na posição humilde daquele que comunica um saber relativo. (Id.)
            A comunicação, o feedback deve ser vivido em sua dimensão política e essa visão pode ser compreendida na obra de Paulo Freire “Pedagogia do oprimido” (2005), quando o comunicar-se é definido como sendo um encontro entre homens mediados pela palavra a fim de dar nome, sentido ao mundo.          Freire (id.) ainda salienta que a dimensão política do diálogo é o da transformação do mundo.
           Portanto, o papel do feedback no processo de ensino e aprendizagem on-line perpassa pelo processo da comunicação dialógica, emancipadora, onde a comunicação/diálogo supõe a co-participação e reciprocidade, além de constituir um processo significativo de partilha, compartilhamento de conhecimentos de sujeitos iguais entre si, numa relação de igualdade.
  
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979,
Venício A. Mídia,Teoria e Política. 2ª edição. São Paulo. Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

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