segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013



www.google.com.br/


INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE - GOOGLEDOCS




No curso de tutores fase 2, utilizei o Googledocs para elaborar um Power point. Foi uma experiência interessante, pois auxiliou na comunicação e compartilhamento entre os colegas da equipe. Economizou tempo e espaço, pois possibilitou que pudéssemos fazer o trabalho em equipe sem precisar se deslocar. Achei uma forma importante de se armazenar também os arquivos.
Todavia preciso também pensar na atuação como tutora. Nesse momento, surgem às inquietações: com que tipos de alunos utilizarei essas ferramentas? Essas ferramentas fazem parte da realidade desse aluno? Caso eu disponibilize o googledocs  esse aluno terá dificuldades? Quais os limites e possibilidades?
Todas as ferramentas são importantes para a interação e interatividade, todavia é preciso saber com que objetivo e para quê se propõe isso ao aluno. A inclusão digital faz parte da educação a distância, mas não educamos para o domínio técnico, mas para pensar, refletir e emancipar.

Essa ferramenta de aprendizagem a distância é extremamente importante, porém muitas vezes um fórum para as equipes já será de grande eficácia e talvez mais simples para uma determinada realidade.
Deixo a questão para reflexão e contribuições dos leitores (educadores):

- Que tipo de homem se quer formar com o uso dessas ferramentas?
- que tipo de sociedade se deseja?

Abraços,
Magalis


Nenhum comentário:

Postar um comentário