| www.google.com.br/ |
INTERAÇÃO
E INTERATIVIDADE - GOOGLEDOCS
No curso de tutores
fase 2, utilizei o Googledocs para elaborar um Power point. Foi uma experiência
interessante, pois auxiliou na comunicação e compartilhamento entre os colegas
da equipe. Economizou tempo e espaço, pois possibilitou que pudéssemos fazer o
trabalho em equipe sem precisar se deslocar. Achei uma forma importante de se
armazenar também os arquivos.
Todavia preciso também pensar
na atuação como tutora. Nesse momento, surgem às inquietações: com que tipos de
alunos utilizarei essas ferramentas? Essas ferramentas fazem parte da realidade
desse aluno? Caso eu disponibilize o googledocs esse aluno terá dificuldades? Quais os limites e possibilidades?
Todas as ferramentas são importantes
para a interação e interatividade, todavia é preciso saber com que objetivo e
para quê se propõe isso ao aluno. A inclusão digital faz parte da educação a
distância, mas não educamos para o domínio técnico, mas para pensar, refletir e
emancipar.
Essa ferramenta de aprendizagem a
distância é extremamente importante, porém muitas vezes um fórum para as
equipes já será de grande eficácia e talvez mais simples para uma determinada
realidade.
Deixo a questão para reflexão e
contribuições dos leitores (educadores):
- Que tipo de homem se quer formar com o uso dessas ferramentas?
- que tipo de sociedade se deseja?
Abraços,
Magalis
Nenhum comentário:
Postar um comentário